Oficina de Mosaico

Entre maio e julho de 2013, sob a coordenação de Maristela Ribeiro, crianças, jovens e adultos de Morrinhos trabalharam em cooperação para construir o painel de mosaico que agora ilustra a parede lateral da Escola Municipal Antônio Carneiro, única da localidade.


Na apresentação do projeto e da equipe de trabalho à comunidade, a artista sugeriu a criação de um espaço de intercâmbio de ideias e troca de experiências, através da prática coletiva. Esta estratégia visava ao aprendizado de técnicas artísticas em oficinas, de modo a estabelecer um contexto em que as pessoas pudessem encontrar meios para criar e construir elementos nas suas próprias casas, depois do projeto realizado, contribuindo inclusive para a geração de trabalho e renda de forma sustentável.

Depois de instruir e expor a técnica do mosaico, Maristela sistematizou o trabalho buscando dar asas ao imaginário do grupo, instigando os moradores a produzir desenhos que tivessem significados relacionados com aquele espaço. Destes, alguns foram selecionados e redimensionados para figurar no painel, que se tornou um dos pontos atrativos de Morrinhos, uma vez que reúne o trabalho e a cooperação de muitos moradores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário