Exposições

Exposição "Casas do Sertão: Sob um Ponto de Vista"




Fazia calor na tarde do dia 17 de março em Morrinhos, pequena vila que pertence à zona rural de Jaguara, distrito de Feira de Santana. Algumas nuvens cinzentas habitavam o céu, porém, o calor da tarde se estendia por todos os lados e acabou sendo o clima ideal para o evento que ali se realizava: a exposição a céu aberto “Casas do Sertão – sob um ponto de vista”. O calor foi ideal porque foi de maneira igualmente calorosa que toda a comunidade de Morrinhos e os convidados de Maristela Ribeiro, vindo de Feira e de Salvador, vivenciaram o evento.


“Casas do Sertão – sob um ponto de vista” começou com uma visita guiada por Maristela Ribeiro através das ruas do pequeno vilarejo de Morrinhos, mostrando aos expectadores as suas intervenções artísticas em algumas casas da localidade. A intervenção, como a própria artista explicou, buscou provocar um “deslocamento de paisagens já conhecidas dos moradores da comunidade, e também problematizar a condição de invisibilidade social que estes moradores se encontram por culpa da falta de políticas públicas que proporcionem melhorias reais na vida destas pessoas”.

Após a visita guiada, houve concerto de música instrumental com Tito Pereira e Rogério Ferrer, projeção de fotos dos moradores de Morrinhos e exibição em praça pública do documentário “Morrinhos”, produzido por Johny Guimarães e Volney Menezes. Para finalizar o evento, que durou toda a tarde e se estendeu até às 22 horas, foi servido um tradicional Caruru feito pelos moradores de Morrinhos. Além da deliciosa iguaria, o evento se encerrou em meio ao samba de roda autêntico de Morrinhos, movido a palmas, tambores e muito, muito entusiasmo.

Exposição "Casas do Sertão" chega ao MAC Feira


A comunidade de Morrinhos se misturou ao público feirense numa grande confraternização pela arte. A abertura da exposição “Casas do Sertão”, de Maristela Ribeiro, promoveu, ao mesmo tempo, conscientização social e deleite estético.

No dia 10 de março de 2014, apesar dos indícios de chuva – que não passaram de indícios, o Museu de Arte Contemporânea Raimundo de Oliveira (MAC) recebeu grande público para a abertura da exposição “Casas do Sertão”, da artista visual Maristela Ribeiro. A exposição “Casas do Sertão”, que fica no MAC até o dia 10 de maio com entrada gratuita e agendamento para visitas escolares, representa a culminância de mais de um ano de intervenção artística de Maristela Ribeiro na comunidade de Morrinhos, zona rural de Feira de Santana.

“Para ser sincera, hoje eu sou outra pessoa”, contou Maristela, “depois deste tempo envolvida com a comunidade de Morrinhos, eu pude repensar meu papel social enquanto artista. Hoje, com a abertura da exposição no MAC, eu me sinto realizada porque pude trazer algo novo e, creio, duradouro para a comunidade de Morrinhos. Vê-los aqui, hoje, andando e conhecendo, e se reconhecendo no espaço do museu – foi muito satisfatório. Acho que consegui realizar meu principal desejo que era tirá-los de uma suposta ‘invisibilidade’ social”.

O projeto “Casas do Sertão, que aprovado através do edital público (2013/14) pelo Programa Nacional de Cultura do Banco do Nordeste - BNB e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES; e contou também com o apoio da Universidade Federal da Bahia – UFBA, do Instituto Federal da Bahia – IFBA e do próprio MAC, promoveu conscientização e inclusão social a partir de intervenções artísticas no cotidiano da comunidade, oferecendo, a seus moradores, através da arte, a possibilidade de se tornarem agentes transformadores da sua localidade.

Texto: Ederval Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário